Menus

quinta-feira, 23 de junho de 2011

JOVEM NA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Prezados irmãos,

Segue abaixo informações importantes sobre o acesso ao Ensino Superior que mudará o seu futuro e o futuro dos seus filhos:

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de ensino. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.

Também são objetivos do ENEM:

- oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade dos estudos;

- estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo de trabalho;

- estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior;

– possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais.


A estrutura do Exame tem como base uma matriz com a indicação de competências e habilidades associadas ao conteúdo do Ensino Fundamental e Médio que são próprias ao sujeito na fase de desenvolvimento cognitivo, correspondente ao término da escolaridade básica.

O Enem é constituído por uma prova única contendo 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação..


A taxa de inscrição para participar do ENEM 2011 foi de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa:

• Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);

• Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.



PROUNI (Programa Unversidade para Todos)

O ProUni – Programa Universidade para Todos foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.

No seu primeiro processo seletivo, O ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. Nos próximos quatro anos, o programa deverá oferecer 400 mil novas bolsas de estudos.

As inscrições para o Prouni 2011 deverão ser abertas no mês de novembro ou dezembro de 2010. Mas, para concorrer a uma das vagas, você precisa fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e alcançar uma nota de, no mínimo, 400 pontos.

O ProUni já existe desde 2004 e já ajudou milhares de estudantes, e o próximo pode ser você. A nota do Enem exigida é de 400 pontos, sendo que não será contadas as provas anteriores. Bom, mas quem pode fazer o ProUni?

- Quem fez o Enem e atingiu os 400 pontos.

- A renda familiar deve ser de no máximo até três salários mínimos por pessoa, além de uma das opções abaixo:

- Que tenha cursado o ensino médio em escola publica;

- Ter cursado em escola privada, porém sendo bolsista integral;

- Portador de alguma deficiência.

- Ser professor da rede publica do ensino básico, além de outras exigências.

Se você se enquadra em algumas das especificações acima, você realmente pode participar do processo. A inscrição para o ProUni pode ser realizada através da internet no site do programa, tendo em mãos o número da inscrição do Enem, CPF e a senha cadastrada no Enem. Mais informações você poderá encontrar no site do (www.prouniportal.mec.gov.br).



SISU (Sistema de Seleção Unificada)

O Sistema de Seleção Unificada é um sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para organizar e possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use a suas notas do novo ENEM para entrar na Universidades Federais.

Para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU (assim como tem sido feito com o PROUNI e o próprio ENEM) são disponibilizadas pela internet através do site do SISU.

Todos os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU. A quantidade de vagas oferecidas pelas Universidades Federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição (não existe uma regra geral).

Em relação a nota corte do SISU (nota mínima dos alunos para concorrer as vagas), ela é variável e muda de curso para curso e de universidade para universidade, esta nota de corte é determinada por dois fatores principais:

• As Universidades Federais podem determinar uma nota mínima obrigatória para cada curso, de acordo com seus critérios. Esta nota pode ser, por exemplo, 400 em uma Universidade e 500 em outra, o critério escolhido para determinar esta nota mínima obrigatória é responsabilidade das Universidades. Elas também podem optar por não determinar uma nota mínima, neste caso qualquer aluno pode participar da seleção.

• As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU. Quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, mais sobe a nota de corte.


FIES – Programa de Financiamento Estudantil

Desde 1999, o Programa de Financiamento Estudantil – FIES permite que estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação possam alcançar o tão desejado diploma de Ensino Superior. Atualmente há mais de 560 mil estudantes beneficiados e 1.459 instituições de Ensino Superior credenciadas, com 2.080 Campi cadastrados e aplicação de recursos da ordem de R$ 6,0 bilhões.

O FIES é voltado para os estudantes que não conseguem pagar os custos de uma formação nas faculdades particulares. Mas atenção! As unidades devem ser cadastradas no programa e ter avaliação boa diante dos processos conduzidos no MEC, ou seja, conter nota igual ou maior do que 3 no ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Para conseguir entrar no Programa, o interessado deverá participar de um Processo Seletivo direcionado aos candidatos do financiamento que visa à garantia de democratização do acesso ao FIES e ao ensino superior.

O processo seletivo também leva em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.

Todas as Faculdades participantes do FIES tem que ter uma Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES para atendimento dos estudantes. Essa comissão é constituída por um representante dos professores, dois representantes dos estudantes e dois representantes da Faculdade.

A inscrição para o FIES deve ser feita pela internet pelo Portal do Ministério da Educação – MEC, em data divulgada pelo mesmo.

A prioridade para concessão do FIES é a seguinte:


Primeiro – as pessoas com bolsa de 50% do PROUNI;

Segundo – os estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos prioritários;

Terceiro – estudantes beneficiários de bolsas complementares que estão matriculados nos outros cursos;

Quarto – estudantes de faculdades que tenham aderido ao PROUNI.

O FIES apresenta grande padrão tecnológico. Quase todas as etapas do processo seletivo são feitos pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário