Menus

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A escolha da Profissão Desejada

A escolha profissional é um dos momentos mais difíceis e importantes de nossa vida. O momento de escolher o curso, na verdade o futuro, é sempre crucial, gera dúvidas e reside sempre aí a grande importância do Teste de Orientação Vocacional.

Teste Vocacional são testes que se realizam em pessoas para testar os interesses, aptidões e habilidades a fim de indicar uma ou mais possíveis vocações.

É básico que o jovem se conheça, saiba com segurança quais são suas tendências, seus traços de personalidade, suas aptidões, ambientes e ocupações de que gosta e de que não gosta.

O teste vocacional, não faz milagre. Não pode apontar uma única profissão a ser seguida, apenas aponta interesses do estudante, mostra a importância da vocação. O resultado geralmente indica uma ou mais áreas que têm a ver com a personalidade do mesmo.

Nos últimos anos, o teste vocacional tradicional está sendo substituído por encontros onde profissionais e estudantes debatem e esclarecem suas dúvidas sobre autoconhecimento e escolha da carreira profissional.

O ideal é que o interessado reflita sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais.

A orientação profissional é útil para alunos que estejam terminando o ensino médio e adultos que pretendem repensar sua escolha profissional.

Antes de escolher o curso que vai fazer, reflita se essa profissão lhe dará.... Lembre-se primeiro dos aspectos de suas necessidades e projetos pessoais como: - Satisfação pessoal - Prestígio – Ter uma boa renda financeira - Fama - Independência

• 01 - ter prazer na profissão

• 02 – ter estabilidade financeira

• 03 - ter meu próprio negócio ou ficar independente

• 04 - ser respeitado por todos

• 05 - ser solidário ou trabalhar em grupo

• 06 - trabalhar sozinho

• 07 - trabalhar pouco

• 08 - trabalhar à noite

• 09 - viajar muito ou morar no exterior

• 10 - conviver com idosos, ou crianças

• 11 - viver perto da natureza e de animais

• 12 - aprender sempre, fazer carreira acadêmica

• 13 - ler muito, pesquisar sempre

• 14 - ensinar

O primeiro passo para a mudança é saber onde estamos e para onde queremos ir....

Dentro dos nossos ensinamentos bíblicos citamos:

Provérbio 22:6 - “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

O caminho que se deve andar é o da obediência a Deus. Para que isso aconteça os pais têm que preocupar-se em orar pelos seus filhos e com eles; quando bem pequenos, ler historinhas bíblicas e encaminhá-los ao estudo para que possam aprender a ler a Bíblia de maneira prazerosa e sem cobraça.

O trabalho é algo digno. Jesus o dignificou na vida pessoal (ele era carpinteiro -- Marcos 6.3), ao viver e declarar: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando. (...) O Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz" (João 5:17, 19).

Queridos irmãos, esforce desde já para conhecer a sua profissão. Não a comece totalmente cru. Leia tudo que puder. Há boas introduções para qualquer profissão. Assista programas que envolvam profissões na televisão; veja debates e entrevistas; visite locais de trabalho que sejam do seu gosto; leia sobre as profissões e vá conhecendo o universo corporativo.

Não pense na profissão como uma coisa só para o futuro; invista agora. Seja o melhor. Quando agente acredita o Universo conspira a nosso favor.

Sites para realizar o Teste Vocacional:

http://www.vestibular1.com.br/testes/testevoc2.htm

http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

http://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário