Menus

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Luz não se apagou

Em abril de 2007, a felicidade de uma mãe emocionou o Brasil. Maria Luiza do Nascimento, de 47 anos, uma ex-catadora de lixo, recebeu eufórica a melhor notícia de sua vida: o filho, Alcides do Nascimento Lins, passou em primeiro lugar no vestibular de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco.

Em fevereiro de 2010, a dor da mãe de Alcides entristeceu o Brasil. Quando faltavam menos de seis meses para a formatura, Alcides foi assassinado.

A casa onde a Dona Maria Luiza vivia com os quatro filhos está fechada. A família foi expulsa pela violência. No dia 5 de fevereiro, uma sexta-feira à noite, três meses atrás, uma tragédia aconteceu bem em frente à casa, diante de uma mãe em desespero. O filho mais velho, Alcides, foi baleado na cabeça e morreu no hospital. Ele foi assassinado por dois bandidos. Eles procuravam outro jovem para um acerto de contas e acabaram matando Alcides.

A fatalidade atingiu em cheio a família. Maria Luiza e as três filhas já não vivem mais na casa simples, onde tudo aconteceu. Na fachada da velha casa, os cartazes deixados pelos amigos de Alcides expressam a saudade e a admiração que sentiam pelo jovem que nunca desistiu dos sonhos.

Nós fomos conversar com a família, que se mantém ainda mais unida para enfrentar a dor. Maria Luiza perdeu peso, não dorme direito e tem fumado muito. No peito, segura a imagem do filho. Nas mãos, o terço que ele sempre carregava.

“Não posso voltar mais para lá, porque ali está toda lembrança de Alcides, cada detalhe da casa. Ele era o teto da minha casa, era a cumeeira da minha casa. Ele era tudo para mim, era a minha vida e a vida das minhas filhas, era pai, filho e anjo da guarda da gente”, lembra a ex-catadora de lixo.

Hoje, as três irmãs de Alcides estão em Universidades

As irmãs confirmam: Alcides era o conselheiro, o protetor, um anjo da guarda. Com o dinheiro do estágio que fazia na faculdade, ele ajudava todas elas. Foi com o apoio do irmão que a estudante Ana Paula do Nascimento Lins passou para o curso de farmácia, em uma universidade pública.

“Ele pagou dois anos de cursinho para mim. Foi ele que abriu as portas em relação a tudo na minha vida. Por isso que eu senti falta quando fui fazer a matrícula e ele não estava presente, com vontade que ele visse que eu consegui”, diz a jovem.

Alcides não viu a conquista das outras duas irmãs: as gêmeas Andreza e Andréa também conseguiram passar no vestibular. No próximo semestre, Andreza vai cursar publicidade, e Andréa, administração. Elas ganharam bolsas de estudo em uma faculdade particular do Recife.

“A senhora é uma heroína. A senhora merece ser muito feliz, e a senhora vai ser. Ele é um anjo e ele vai iluminar o seu caminho e das suas filhas, elas vão concluir o que ele não pode concluir”, declara uma mulher para Maria Luiza.

Queridos irmãos...

Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida. Deus sabe o que você precisa, e ele terá prazer em lhe dar essas coisas, mas para isso você precisa coloca-lo em primeiro lugar, você tem que trabalhar, estudar, afinal, Deus não fará aquilo que tem que ser feito por você. Você não pode querer passar no vestibular para medicina sem estudar, ou conseguir uma promoção em seu emprego sem trabalhar, mas tanto o estudo quanto o trabalho não podem ocupar o lugar de Deus em sua vida.

Jesus disse aos discípulos:

“- E por isso que eu digo a vocês: Não se preocupem com a comida que precisam para comer, nem com a roupa que precisam para vestir. Por que a vida é muito mais importante do que a comida, e o corpo mais importante que as roupas. Vejam os pássaros: Não plantam, não colhem, não possuem dispensas nem depósitos, mas Deus dá de comer a eles! Será que vocês não valem muito mais que os pássaros? Qual de vocês por se preocupar podem viver alguns anos a mais? Portanto, se não podem conseguir uma coisa tão pequena, por que se preocupam com as outras? Vejam como crescem as flores do campo: Elas não trabalham nem fazem roupas para si mesmo. Porém eu afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como dessas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje está aqui e amanhã desaparece queimada no forno. Então, é claro que ele vestirá vocês também, que tem uma fé tão pequena! Por isso não fiquem aflitos, procurando sempre o que comer ou o que beber. Por que os ateus desse mundo é que vivem procurando essas coisas. O pai sabe que vocês precisam de tudo isso. Ponha o reino de Deus em primeiro lugar em sua vida e Deus lhes dará todas essas coisas.” - Lucas 12: 22-31

Jesus deixa claro qual o lugar de Deus em nossas vidas. Você está preocupado com aquela promoção? Deus também sabe dela, e vai fazer o que for melhor para sua vida. Está preocupado com a comida que precisa para comer? Deus sabe que você e seus familiares precisam comer, coloque o reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas e todas as coisas lhes serão acrescentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário