Menus

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os dois Fundamentos

O nosso amado Jesus em Mateus 7: 24-29 nos orienta em relação a palavra de Deus e diz que:

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;

29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

Nesta parábola, Jesus expõe sua preocupação com a pratica da palavra de Deus e ensina sobre a importância da obediência.

A Rocha simboliza a obediência e a Areia a desobediência.

Cristo é a Rocha inabalável, e é nele que devemos estar firmados.

Temos que ouvir e obedecer e devemos ser cumpridores da palavra. Jesus ensinou que se quisermos herdar o céu temos quer obedecer a sua palavra.

O homem prudente; ele construiu sua casa sobre a rocha. Prudente é uma pessoa sabia que pensa antes de falar e agir . É cauteloso e moderado. O ato de edificar sobre a rocha significa escutar as palavras de Jesus e pratica-las. A rocha é o próprio cristo.

O homem tolo; construiu sua casa sobre a areia. Uma pessoa que faz isto é insensata, até ouve a palavra, mas não pratica, não obedece e quando vêm as lutas ela murmura e desiste.

Se estivermos firmes na Rocha, estaremos seguros em Cristo, venceremos as investidas do inimigo. Devemos sempre ler a palavra de Deus pois, é através dela que conhecemos a sua vontade e assim podemos obedecê-la. Davi afirma no Salmo 119:105 - Lâmpada é para meus pés a Tua palavra, e luz para o meu caminho.

Neste mundo nós passamos por muitas adversidades; lutas, doenças, desemprego, desamor e muitas aflições que são os “ventos e chuvas” que querem nos derrubar mas, se estivermos firmes na rocha, permaneceremos de pé na presença de Deus. Cito o Livro de João 16.33 – Essas coisas vos tenho falado para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflição; mas tende ânimo, Eu venci o mundo.


Exemplo sobre o fundamento que envolve a rocha e areia no ambiente familiar:

Breves relatos da História de vida de Bernardo Rocha de Rezende nos revela que ele além de ter Rocha no seu nome também decidiu construir sua Casa na Rocha (Cristo) e é hoje esse admirado Bernardinho, um dos mais fortes exemplos de liderança contemporânea em nosso Brasil.

Seu livro “Transformando suor em ouro” é um primor, leitura obrigatória para quem quer vencer na vida.

Nele, Bernardinho relata a sua formação, a sua vida, as suas dificuldades e as suas conquistas.

Na página 27, confessa o alicerce de tudo: Sua Família e sua Educação Doméstica Cristã. Registra o que recebeu em grandes doses: amor, instrução e exemplos de vida. Seus pais foram sempre modelos de caráter, lealdade, ética e respeito às pessoas.

Ensinaram os filhos que para vencer precisavam estudar e trabalhar muito. Filho de pais humildes, José e Maria Tapajós, o mais velho de oito irmãos, fui criado em um ambiente familiar cristão simples mais de muita união.

Fui criado à moda antiga em uma educação de “bons modos” e “limites”.

Aprendemos muito cedo a respeitar o próximo. Falar com os mais velhos só quando autorizados. Sentar-se à mesa para as refeições só com ordem da mãe. Em tudo usar o tratamento respeitoso do “por favor”. Não mentir. Não ser egoísta. Fazer o bem ao seu próximo. Enfim dezenas, centenas de bons ensinamentos.

Feliz daquele que consegue internalizar tudo o que os pais ensinam e usar na vida cotidiana.

Cresci ouvindo e aprendendo: “Cuide bem das pessoas e as pessoas cuidarão bem de você”. “Ninguém é melhor do que ninguém – todos somos seres humanos absolutamente iguais perante a Deus”.

E aprendi que:

Liderar é a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo a fim de atingir as metas para o bem comum com fé em Deus.

A verdadeira Liderança que se torna sustentável, é aquela que se dá pela conquista e não pela imposição.

E para você conquistar as pessoas, a base é sempre o bom relacionamento:

--- Respeitar - Valorizar - Influenciar (para o bem – ser exemplo) - Desafiar (superar o medo) – Reconhecer que você é dependente de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário