Menus

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Educação do Corpo na Palavra

Tanto na escola, como em casa, é preciso criar espaços para o domínio da linguagem corporal. Uma educação amparada em princípios saudáveis, que valoriza a atividade física, não como uma forma de massacre, de neurose, que muitas vezes levam as pessoas a se violentarem fisicamente e psiquicamente, mas, como uma linguagem possível, onde a plasticidade do corpo se manifesta e rompe de vez com o dualismo corpo/mente.

Deus é o Criador do corpo humano.

A Bíblia diz em Salmos 139:14 “Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”
O nosso corpo deve ser um sacrifício vivo. E segundo o Apóstolo Paulo em Romanos 12:1 diz “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

No sentido espiritual o nosso corpo pertence a Deus e é considerado o seu Templo.

O Apóstolo Paulo escreve para a Igreja de Coríntios e em 1 Coríntios 6:19-20 nos ensina que: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.”

Em 1 Coríntios 12: 26-27

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois corpo de Cristo, e membros cada um em sua parte”.

Existem inúmeras atividades físicas que podem ser praticadas pela família, entre as quais os jogos, o ciclismo, o esporte, a caminhada, a corrida, “a pelada”, brincadeiras realizadas em casa, na rua, no parque ou nas praças públicas. Enfim, são várias as propostas que, além dos benefícios biológicos, conseguem igualmente aumentar a cumplicidade, o entrosamento, o diálogo, estimular a amizade e a convivência entre membros de uma família.

Em Provérbios 20:11 o Rei Salomão nos ensina que “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta”. E em 22:6 “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Inúmeros pesquisadores alertam que a falta de atividade física pode levar a várias doenças crônico-degenerativas, como acidente vascular cerebral, câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

• Necessidades de Atualização do Ego

• Necessidades de Auto-estima

• Necessidades de Amor

• Necessidades de Pertinência

• Necessidades de Segurança

• Necessidades Fisiológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário